Clínica Infantil Indianópolis

Artigos e Notícias

Pneumopatias na infância in abstract

PNEUMOPATIAS NA INFÂNCIA IN ABSTRACT     BRONQUIOLOPATIAS (BEBÊ CHIADOR), BRONQUTE, ASMA, PNEUMONIAS E BRONCOPNEUMONIAS. FISIOPATOLOGIA, QUADRO CLÍNICO, INDICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS ACHADOS DE DETERMINADOS PROCEDIMENTOS E CONTROVÉRSIAS ENTRE OS TRATAMENTOS PROTOCOLARES DE RESGATE (ALÍVIO) E OS EMPÍRICOS. TOMOGRAFIA, CINTILOGRAFIA/ EED, NASOFARINGOLARINGOFIBROSCOPIA E A ENDOSCOPIA DIGESTIVA. BRONQUIOLOPATIAS (BEBÊ CHIADOR), BRONQUTE, ASMA, PNEUMONIAS E BRONCOPNEUMONIAS Clique aqui …

Pneumopatias na infância in abstract Leia mais »

Bronquiolopatias X Tosse Coqueluchóide

BRONQUIOLOPATIAS X TOSSE COQUELUCHÓIDE Os vírus respiratórios e as más companhias das Bordetellas e de outras bactérias. A coexistência de vírus respiratórios e bactérias a priori pode causar estranheza, porém, graças às adequações de alguns dos grandes centros tecnológicos, comprovou-se, na última década, que a associação não é tão rara como antigamente se supunha. As co-infecções …

Bronquiolopatias X Tosse Coqueluchóide Leia mais »

Era simbiótica: Os nutrientes entre a colher e a mamadeira com os biológicos ativos

“Mitos, verdades e polêmicas desde o nascimento”Autor: Rubens T. Bonomo Microbiota, microflora bacteriana ou flora intestinal corresponde à população de microrganismos vivos que habitam o intestino- cólon- estabelecendo uma relação de simbiose responsável por 60% a 70% do aporte imunológico do organismo. Para tal, há necessidade de se preservar sua integridade. Os recém-nascidos de parto normal têm sua …

Era simbiótica: Os nutrientes entre a colher e a mamadeira com os biológicos ativos Leia mais »

Microbiota: “As bactérias do bem”

MICROBIOTA: “AS BACTÉRIAS DO BEM” Autor: Rubens Tadeu Bonomo Antigamente, a população bacteriana, dos organismos microscópicos, era conhecida como flora microbacteriana ou microflora bacteriana. No entanto, por estar associado ao reino vegetal (Plantae), o termo que passou a vigorar é o de microbiota. Microbiota, portanto, representa a população de organismos microscópicos (microrganismos) de uma determinada região do corpo. …

Microbiota: “As bactérias do bem” Leia mais »

Alergias Alimentares

OS ALIMENTOS ABREM AS PORTAS PARA AS ALERGIASAutor: Rubens T BonomoA primeira reação da alergia costuma ser alimentar e se manifestar na infância. Aproximadamente  80% dos casos ocorrem até os 15 anos e os riscos aumentam quando há outros casos na família.Os alimentos implicados em 80% a 90% dos casos são o leite de vaca e …

Alergias Alimentares Leia mais »

Questionamento sobre alergia

BEBÊ CHIADOR DE “HOJE”, O ASMÁTICO DE “AMANHÔ Além dos fatores ambientais, a alergia representa uma resposta do organismo cuja essência é genética (hereditária). Felizmente, a transmissão não é dominante, de modo que nem todos da família terão problemas alérgicos manifestos. A casuística demonstra  a influência da hereditariedade no cenário das alergias – se houver …

Questionamento sobre alergia Leia mais »

Leite Vegetal

Autor:  Rubens Tadeu Bonomo Leite Vegetal Como o nome sugere, o leite vegetal é proveniente de frutos, grãos e sementes. Por ter tom esbranquiçado, apesar da consistência mais líquida, é referenciado como leite, porém, guarda características diferentes, não somente com relação ao leite de origem animal (mamíferos)- “vaca”, cabra, búfala, ovelha e camela, mas também …

Leite Vegetal Leia mais »

Kosher Parve – Alimentação isenta das proteínas do leite

“Kosher-Parve” –  Alimentação isenta das Proteínas do Leite Alimentação Kosher Kosher é a definição dada aos alimentos preparados de acordo com as leis judaicas de alimentação (denominada de kashrut) e encontradas na Bíblia Sagrada ou na Torá. Os alimentos Kosher não são somente adquiridos por judeus, mas também por muçulmanos, adventistas, vegetarianos e outros consumidores que simplesmente consideram subjetivamente o …

Kosher Parve – Alimentação isenta das proteínas do leite Leia mais »

Alergias Alimentares – Os alimentos abrem as portas para a alergia

ALERGIAS ALIMENTARESOS ALIMENTOS ABREM AS PORTAS PARA AS ALERGIAS  A primeira reação da alergia costuma ser alimentar e se manifestar na infância. Aproximadamente 80% doscasos ocorrem até os 15 anos e os riscos aumentam quando há outros casos na família.Os alimentos implicados em 80% a 90% dos casos são o leite de vaca e seus derivados, …

Alergias Alimentares – Os alimentos abrem as portas para a alergia Leia mais »