Clínica Infantil Indianópolis

Dieta Antifermentativa

Evitar:

• Leite, iogurte, creme de leite, leite – condensado.

• Café.

• Pães, bolachas doces.

• Verduras cruas.

• Verduras e legumes fermentativos: acelga, batata-doce, beterraba, brócolos, couve-flor,

                                                                 couve-manteiga, pepino, pimentão, rabanete, repolho.

• Tortas e massas em geral.

• Feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, milho, soja.

• Carnes gordas (porco, vitela, carneiro)

• Frios e embutidos (presunto, salame, mortadela, salsicha, lingüiça, bacon).

• Bebidas gasosas (refrigerantes, água com gás).

• Açúcar, doces, bolos, chicletes.

• Chocolate, achocolatados.

• Condimentos: pimenta- do- reino, pimenta vermelha, pickles, mostarda, catchup, molho shoyu, molho  

                              inglês, maionese.

• Frituras, banha.

Permitidos:

• Chás em geral levemente adoçados.

• Torradas, bolachas salgadas, biscoito de polvilho salgado.

• Manteiga, margarina (quantidade moderada).

• Queijos: minas, mussarela, ricota.

• Sopas caseiras à base de carnes e legumes.

• Arroz.

• Carnes magras: bovina / ave / peixe, cozidas, grelhadas, assadas.

• Verduras cozidas: agrião, almeirão, chicória, escarola, espinafre, mostarda.

• Legumes cozidos: Abóbora, abobrinha, batata, berinjela, cará, cenoura, chuchu, cogumelo, 

                                       inhame , mandioquinha, tomate (sem pele/ sem semente).

• Frutas cruas ou cozidas: banana- maçã, laranja-lima, maçã, mamão, pêra.

• Sucos destas  frutas, além de sucos de maracujá e limão bem diluídos.

• Gelatina dietética. 

• Temperos: alho, azeite, cebola, limão, salsa, sal, vinagre.

• Óleo vegetal.

• Adoçante artificial.

   Recomendações:

                                                                                                                                                     1. Fracionar as refeições de 3 em 3 horas.

                                                                                                                                                              2. Evitar líquidos antes e durante as refeições. 

                                                                                                                                                              3..Comer devagar e mastigar bem os alimentos.

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