Clínica Infantil Indianópolis

Leite Vegetal

Autor:  Rubens Tadeu Bonomo


Leite Vegetal


Como o nome sugere, o leite vegetal é proveniente de frutos, grãos e sementes. Por ter tom esbranquiçado, apesar da consistência mais líquida, é referenciado como leite, porém, guarda características diferentes, não somente com relação ao leite de origem animal (mamíferos)- “vaca”, cabra, búfala, ovelha e camela, mas também em comparação ao alimento puro do qual é extraído.


A vantagem sobre os produtos de origem animal (vaca e cia) é que são desprovidos de açúcar (lactose) e das proteínas do leite de vaca. Componentes que podem causar alergia e dificultar a digestão. No entanto, como o leite vegetal tem menos quantidade de proteína e cálcio, é importante verificar se a bebida vegetal industrializada, vem acrescida desses nutrientes.


Ao se optar pelas bebidas vegetais industrializadas, deve-se dar especial atenção às versões com frutas, especialmente às do leite de soja, que podem conter muito açúcar, acrescentado para dar mais sabor à bebida.


Fazendo em casa:

Soja


Linhaça


 
Quinoa





  
Oleaginosos    Aveia Arroz  
É o tipo mais antigo no mercado e logo o mais conhecido. Fonte de proteína (que auxilia na formação de músculos e na sensação de saciedade). É dez vezes mais rico no nutriente que o leite da vacaDestaca-se por te muitas fibras que ajudam no funcionamento do intestino e ômega-3, que atua na redução do colesterol.
“Fortalece a imunidade e tem ação anti-inflamatória”, afirma Guilherme Giorelli
Depois do leite de soja, é o que mais contem proteína. Alem de aumentar a massa magra ela é reponsavel pela produção de cabelos e unha. “Tem inclusive valor nutritivo semelhante ao leite materno” afirma Mariana Duro, A boa dose de ferro e zinco aumenta a imunidade Com avelãs, amêndoas e castanhas também se faz leite. Seus principais nutrientes são o ômega-3 e o triptofano, aminoácido que estimula a liberação de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar Possui grande quantidade de fibras solúveis importantes para regular o funcionamento do intestino, controlar o colesterol e o nível de açúcar no sangue (a glicemia). Vitaminas do complexo B e zinco também aparecem, mas em menor quantidade Em relação aos outros leites vegetais é o que contém mais carboidratos e menos proteínas e vitaminas.
“Indico para quem tem intolerância aos outros tipos” diz Mariana Duro. Potencialize a quantidade de fibras utilizando o grão integral
Faça em casa:Deixe 1 ½ xicara de soja de molho por uma noite (os grãos irão dobrar de tamanho). Escorram bata no liquidificador com 1 litro de agua.Faça em casa:Coloque 2 colheres (sopa) da semente de molho por cerca de oito horas. Escorra, junte 1 copo de água e bata no liquidificador. Coe em seguida. Faça em casa:
Deixe 1 xícara do grão de molho por oito horas. Escorra, bata com 3 copos de agua e coe.
 Faça em casa: Coloque 1 xícara de uma das oleganiosas de molho por seis horas. Descarte o liquido, bata os grãos com 2 copos de água e depois coe. Faça em casa: Deixe 1 xícara de aveia em flocos de molho por 1 hora. Escorra, bata no liquidificador com 2 copos de água e coe. Faça em casa: Junto 1 xicara de arroz sem lavar e 1 copo de água e deixe ferver 15 minutos. Bata no liquidificador com mais 1 


Onde comprar

 Suco AdesBebida láctea Quinoa e linhaça  Bebida de Quinoa Bebida de castanha  Bebida de aveia Bebida de arroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *