Clínica Infantil Indianópolis

Somos o que comemos

Uma DIETA SAUDÁVEL fornece ao organismo todos os nutrientes necessários para que se cumpram as funções vitais. Uma alimentação equilibrada em termos preventivos, é mais importante que medicamentos.

Falar é fácil, escrever nem tanto, e fazer é que são elas ! Na realidade é difícil conciliar uma dieta saudável com o paladar, principalmente tratando-se de crianças.

Normalmente o cardápio diário deve incluir legumes, verduras ,cereais e  frutas. Carne bovina magra, 

peixes ou aves sem pele, preferencialmente assadas, cozidas ou grelhadas. Evitar o excesso de frituras, alimentos gordurosos como frios, embutidos, queijos cremosos ou amarelos.Sal e óleo vegetal de soja, 

milho, girassol, canola devem ser  usados em quantidades mínimas. Não abusar dos doces e açúcares. Líquidos ( água, chás e sucos naturais ) à vontade.O ideal é evitá-los durante as  refeições.

Coibir os abusos, substituindo um alimento hipercalórico por uma fruta nos casos de excesso de apetite 

 e aceitar a recusa, mudando as apresentações e temperos destes alimentos.

Respeitar os horários destinados à refeição. Comer devagar, mastigando bem os alimentos. 

Habitualmente a duração das refeições não deve ultrapassar 30 minutos.

O ambiente deve ser calmo, um fundo musical até que pode ser bem-vindo.Não comer assistindo televisão, em frente o computador ou lendo. Não abordar assuntos que dêem margem à discussões , reprimendas e notícias desagradáveis.

É bom lembrar que os exemplos da família ,no caso, as boas maneiras à mesa, vão servir de padrão para as crianças.

OS NUTRIENTES E SUAS FUNÇÕES

PROTEÍNAS : são alimentos construtores, responsáveis pela formação e crescimento do corpo.

                       Carnes, peixes, aves, ovos, leite e derivados.

CARBOIDRATOS : fornecem energia para que o corpo possa desenvolver todas as funções fisiológicas, físicas e intelectuais.

                       Pães, cereais, massas, batata, etc.

GORDURAS: são alimentos energéticos que devem ser consumidos com moderação, uma vez que seu excesso é prejudicial.

             Óleos, azeites, margarina, manteiga.

FIBRAS : tem papel fundamental para o funcionamento intestinal, além de fornecer vitaminas e minerais.

                    Verduras, legumes e frutas.

VITAMINAS E MINERAIS : são compostos orgânicos essenciais, porém não produzidos pelo organismo. São fornecidos através dos diversos tipos de alimentos ou através da administração de polivitamínicos. 

                   Vitaminas : A,D,E,K,C e Complexo B.

                   Minerais : Cálcio, Fósforo, Magnésio, Ferro, Zinco, Iodo, Cobre, Cromo e outros.                                     

ÁGUA: é um componente essencial para a digestão, absorção e excreção de nutrientes . Responsável pela manutenção da temperatura corpórea, e transporte de diversas substâncias.

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